Notícias

Tá quente aí? Saiba até quando essa onda de calor vai durar!

Os sites de previsão do tempo como Inmet e Climatempo prevêem dias mais quentes para esta semana em todo o Brasil. A onda de calor que começou a atingir o Brasil no fim de semana vai tomar conta dos últimos dias do inverno de 2023. E todas as regiões do país, em maior ou menor intensidade, vão sofrer com as altas temperaturas. Mas até quando os termômetros apontarão para números tão altos?“O período muito quente deve se estender pela primeira semana da primavera, e algumas áreas pelo interior do Brasil podem até conviver com temperaturas muito altas até quase o fim de setembro”, aponta o site Climatempo. 

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

 A onda de calor começou no último dia 17. Com certeza, vai se prolongar por toda a primeira semana da primavera, que oficialmente tem início no próximo sábado (23). No interior do Brasil, em parte do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste, essas alturas temperaturas vão até o fim do mês.Os locais com maior probabilidade de calor são os estados do Centro-Oeste e o Distrito Federal, o noroeste de Minas Gerais, Tocantins, sul e leste do Pará, o interior do Maranhão, do Piauí e da Bahia.Veja também:Vídeo: sucuri gigante surpreende turistas durante passeioJovem com passagem pela polícia é morto a tiros em XinguaraVídeo: ladrão entra em igreja e furta moto e Smartv novinhasA previsão do tempo para os próximos dias em Marabá e em toda a região sudeste do Pará também é de altas temperaturas. Nestas terça e quarta (19 e 20) a previsão é de máxima de 39º e na quinta (21) a previsão é de 40º. Até o final de semana a previsão deve-se manter alta assim.Onda de calor em 2020É bom lembrar que a última vez que o Brasil sofreu com uma onda de calor assim foi em 2020, resultado dos sistemas de alta pressão atmosférica estacionados sobre uma região. Essa alta pressão atmosférica não deixa que haja circulação das massas de ar. A frente fria que se encontra no Sul do país, por exemplo, não consegue se deslocar para o centro. Então, acaba escapando para o oceano. 

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

 Em 2020, foi registrada a maior temperatura no Brasil: 44,8°C em Nova Maringá (MT), nos dias 4 e 5 de novembro. Em uma capital, o pico aconteceu em Cuiabá, com 44°C, em 30/9/2020.O Climatempo ainda recomenda. “Cuidem das crianças, dos velhinhos e dos bichos. E será que você precisa mesmo sair correndo debaixo do sol? Por fim, lembre-se de que água é um santo remédio, que desidratação começa na hora que sua boca começa a ficar seca, que a temperatura dentro de carro, debaixo do sol, é muito, muito maior do que o termômetro marca na sombra.”

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo