Notícias

Polícia Federal e Ibama apreendem madeira ilegal no Pará

Quase 500 metros cúbicos (m³) de madeira irregular foram apreendidos pela Polícia Federal em madeireira do município de Senador José Porfírio, durante a Operação Ligmum, em conjunto com o Ibama, para reprimir crimes ambientais relacionados à exploração ilegal de madeira na região. Na quarta-feira (26), policiais federais e agentes do Ibama, com base em denúncias, chegaram ao local de helicóptero e constataram o crime. Foram apreendidos 497 m³ de madeira ilegal em depósito, sendo 370 m³ em toras e 126 m³ de madeira serrada – todas sem licenciamento do Ibama.
PONTES
Ao final das diligências, as toras foram doadas à Secretaria de Estado de Transporte, para utilização na recuperação de pontes no interior do Estado. A madeira serrada foi destinada à Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará). A origem da madeira ainda é incerta, mas investigações indicam que as toras podem ter sido extraídas ilegalmente da Terra Indígena (TI) Trincheira Bacajá, no sudoeste paraense. O proprietário da madeira também não foi localizado e os trabalhadores fugiram antes da chegada dos agentes.
RECICLAGEM
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, visita Belém hoje e participa, às 10h30, da inauguração do Centro de Recondicionamento de Computadores Instituto de Reciclagem Brasil (IRB). Serão entregues 40 máquinas para uma escola e dois projetos sociais da região, além da liberação de mais de 400 itens do Governo Federal que servirão como insumo para o trabalho na unidade. O objetivo é apoiar e viabilizar iniciativas de inclusão digital. Os CRCs são espaços adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos.
CIDADANIA
Começou ontem a Ação Cidadania Estudantil, promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), com foco nos estudantes de Ensino Médio que precisam do RG para fazer o pedido de isenção da inscrição ao Enem, cujo prazo se encerra hoje, 28. Com isso, em parceria com as Unidades Seduc na Escola (USEs) 8 e 9, que envolvem escolas localizadas em diversos bairros da Região Metropolitana, a Sejudh abriu atendimento de emissão de RG específico para esse público.
TRANSTORNO
A Secretaria Municipal de Educação realiza hoje, 28, agenda de palestras sobre a educação inclusiva e acolhimento aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidos pela rede municipal de ensino. A programação, ao longo do mês de abril, foi dedicada ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado no último dia 2, e instituído pela ONU em 2007, com o objetivo de divulgar informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.
CONCURSO
A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) é a banca do concurso da Prefeitura Municipal de Bagre, cujas inscrições estão abertas e prosseguem até o dia 30 de maio (pelo portal da fundação). São 71 vagas imediatas, além de 226 para o cadastro reserva. O prefeito Cleberson Rodrigues (Clebinho) esteve ontem na Fadesp para uma reunião com os setores responsáveis pela execução do certame e se disse impressionado com toda a estrutura do órgão.
LINHA DIRETA
Estudo inédito realizado pela organização Terra de Direitos aponta que o Porto da Cargill está há dez anos atuando de forma irregular no distrito de Miritituba, que fica em Itaituba, no sudoeste paraense, sem realizar consulta prévia ao povo Munduruku.
A segunda parte do levantamento revela como a atuação da multinacional tem sido marcada por indícios de irregularidades no licenciamento ambiental, impactos socioambientais e violações de direitos humanos de povos tradicionais da região.
Termina hoje o mutirão pela Busca Ativa Escolar nos 17 municípios do Marajó, promovido pelo Unicef em parceria com diversos entes locais – Gaepe, TCMPA, Amam, Famep e o MPPA, em parceria com o Instituto Peabiru. O objetivo é cumprir a meta de rematrícula na plataforma da BAE até 31 de maio.
A 4ª edição do Casamento Comunitário, promovido pela Ouvidoria Agrária do Poder Judiciário do Pará, oficializa a união de 44 casais hoje, 28, às 9h, em seu prédio-sede.
Está em fase de conclusão o laudo final sobre a saúde da samaumeira do CAN que caiu em fevereiro. O documento será assinado por técnicos da Semma, Embrapa e Ufra, e entregue para a administração da Praça Santuário, onde está plantada a árvore. A previsão é que a entrega seja feita na terça-feira, 2 de maio.
Durante a semana, técnicos da mesma secretaria estiveram em Icoaraci e Outeiro fazendo vistoria nos estabelecimentos comerciais que estão em processo de licenciamento. Além disso, foram feitas orientações na orla, com entrega do “check list” para ciência dos documentos exigidos no processo de licenciamento ambiental de operação.
LEIA TAMBÉM: Litro da gasolina custa em média dos R$ 5,35 em Belém

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo