Notícias

Coroação: Rei diz a Lula para cuidar da Amazônia

Após a cerimônia de coroação do rei Charles III, na Abadia de Westminster, neste sábado (6) em Londres, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, revelou que as primeiras palavras do rei para ele foram para cuidar da Amazônia.
“A primeira coisa que o rei disse para mim foi para cuidar da Amazônia. Eu falei: ‘Eu preciso de ajuda, não é só a nossa vontade. Eu preciso de ajuda e de muitos recursos’. Nós vamos ter, em agosto, pela primeira vez, uma reunião séria com todos os países da América do Sul que são amazônicos. A França tem o direito de participar porque é um país amazônico devido à Guiana Francesa. É o único país europeu”, explicou o presidente, em coletiva de imprensa.
Conforme o presidente brasileiro, o país vai acabar com o desmatamento na Amazônia até 2023. “O Brasil tem 30 milhões ou mais de hectares de terras degradadas, que podem ser recuperadas”, acrescentou.LEIA TAMBÉM:+ Lula anuncia reajuste do salário mínimo e isenção de IR+ Lula estará presente na Cúpula do G7, confirma Governo+ Quem são os deputados que foram contra a igualdade salarial?
Lula também comentou que é preciso unir forças para conseguir conquistar o objetivo, como parceria com os prefeitos das cidades com parte da floresta, diálogo com os povos indígenas, com pequenos proprietários de terras e a necessidade de cuidar de todo o continente. “O Brasil vai fazer a sua parte, queremos que os outros também façam”, enfatizou.
Na ocasião, o presidente também comentou sobre o recurso de R$ 500 milhões que o Reino Unido vai transferir para o Fundo Amazônia, conforme anunciado nessa sexta (5/5), pelo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak. O presidente ainda afirmou que o dinheiro ainda não é o suficiente, mas que aguarda o cumprimento de promessas. Lula ainda a cobrou empenho de outras nações: “Estamos fazendo acordos com muitos países”, adiantou.
Por fim, o mandatário brasileiro disse os países desenvolvidos cumpram a promessa de garantir US$ 100 bilhões para os emergentes protegerem suas florestas.*Com informações de Metrópoles
 

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo