Notícias

Conheça quatro tipos de plantas extremamente tóxicas

Ter uma casa com um belo jardim é o sonho de muita gente, afinal, não há nada melhor do que poder desfrutar da beleza das árvores, plantas e flores após um dia difícil no trabalho. Porém, infelizmente nem tudo são flores e existem algumas espécies que devem ser evitadas ao máximo, pois, podem oferecer perigo.Sim, mesmo ervas e vegetais esteticamente atraentes podem causar complicações para a saúde caso sejam ingeridos, incluindo diarréia, náuseas, vômitos e convulsões. Mas não estamos nos referindo a todas as plantas, e sim a alguns tipos específicos que muitas pessoas nem desconfiam que possam ser venenosas.O que faz com que a presença dessas belas letais seja mais perturbadora é o fato de muitas espécies brotarem sem sequer haver cultivo. É claro que não há nada de sobrenatural nisso, já que é sabido pela ciência que o vento e os pássaros funcionam como agentes de dispersão, então não precisa se preocupar.O que fazer no caso de acidente?Caso você possua algum tipo de erva, flor ou arbusto venenoso em casa e alguma criança ou animal de estimação acabe se intoxicando, é importante agir rápido! De acordo com os médicos, deve-se encaminhar a vítima, seja ela humana ou animal, de forma imediata para receber atendimento médico.Lembrando que as unidades de saúde 24 horas geralmente possuem os recursos necessários para lidar com essas ocorrências, ou pelo menos estabilizar o paciente até que um encaminhamento mais preciso seja providenciado.  Também é essencial levar consigo uma amostra do vegetal que provocou a intoxicação para que os profissionais de saúde possam identificá-lo e assim traçar um diagnóstico mais preciso.LEIA TAMBÉM:+ Para sua segurança, delete estes quatro arquivos do celular!+ Alegria para aposentados: INSS paga 13º salário em maio4 espécies que você deve evitarBeladonaEssa é uma trepadeira cujas flores roxas encantam facilmente um espectador desavisado. Dependendo da espécie, elas também podem variar de cor, indo para tons de branco. Infelizmente, todas as partes da Beladona são extremamente tóxicas, sendo suas bagas o maior risco. O simples manuseio descuidado pode causar um problema de pele chamado dermatite. 

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

 AzaleiaEsse famoso arbusto ornamental já foi uma febre nos anos 80/90 na maior parte dos jardins brasileiros. Mas, assim como no caso da beladona, toda essa beleza esconde um grande perigo. A planta possui toxinas que podem causar vômitos, indução do coma e até mesmo a morte. Se receber uma azaleia de presente, agradeça, mas mantenha a planta em um local seguro. 

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

 Lírio do ValeEsse exemplar parece inofensivo no primeiro olhar, possuindo flores pequenas e brancas bastante delicadas. Entretanto, todas as suas partes contêm venenos e toxinas que podem causar irritação ou até mesmo choques internos em pessoas e bichos. Portanto, o melhor a se fazer ao avistar um exemplar como esse é apenas admirar de longe. 

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

 NarcisosEsse belo vegetal saído direto da mitologia grega (a lenda sobre o seu surgimento é muito bonita) contém licorina em sua estrutura. Essa substância pode causar convulsões, cardiopatias e vômitos terríveis. Nos bulbos é onde existe a maior concentração dessa toxina, então muito cuidado se for cultivar narcisos.   

|   

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo