Notícias

Belém será a 2ª cidade que mais sofrerá com calor extremo

Que Belém é quente, isso os paraenses já estão carecas de saber. No entanto, nos últimos anos a capital vem recebendo uma onda de calor intensa que tem desafiado a resistência de todos. O calor, quase insuportável, traz consigo uma série de desafios para a vida cotidiana e o bem-estar de seus habitantes. VEJA TAMBÉM:Eventos extremos: calor de 50 graus, ciclones, enchentesE de acordo com estudos climáticos, todo esse calor vai piorar ainda mais. Um levantamento realizado pela ONG Carbonplan, em parceria com o jornal norte-americano Whashington post, aponta que as cidades do mundo todo terão picos de alta temperatura cada vez mais frequentes. Belém está entre as que mais sofrerão com o aquecimento.
A pesquisa prevê que até 2050, mais de cinco bilhões de pessoas irão encarar o calor extremo um mês por ano.
Analisando o Brasil, Belém será a segunda cidade do país que sofrerá mais calor, perdendo apenas para Manaus (AM), de acordo com o levantamento.
Ainda segundo o estudo, a capital paraense terá o maior número de dias por ano de calor extremo, que é considerado quando um local supera a temperatura de 32° Celsius.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) são necessários alguns cuidados para aguentar tanto calor e impedir que problemas de saúde sejam adquiridos pela exposição à alta temperatura. Confira abaixo:
Mantenha sua casa fresca
Tente manter a temperatura abaixo de 32°C durante o dia e 24°C à noite, especialmente para crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde crônicos; Use o ar noturno para resfriar sua casa, abrindo janelas e persianas durante a noite; Reduza a carga de calor interna fechando janelas expostas ao sol, desligando dispositivos elétricos e pendurando cortinas.
Evite o calor
Procure os lugares mais frescos da casa, especialmente à noite;Se a sua casa não estiver fresca, passe algumas horas por dia em locais com ar-condicionado, como edifícios públicos;Evite sair durante as horas mais quentes do dia e atividades físicas extenuantes.
Mantenha-se hidratado e fresco
Tome banhos frios e use compressas frias para aliviar o calor;Vista roupas leves e largas, incluindo chapéu e óculos de sol;Beba água regularmente e evite álcool e cafeína, que contribuem para desidratação.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo