31.8 C
Breves
28.5 C
Soure

Pesquisa mostra Paulo Ferreira com ampla vantagem na corrida pela prefeitura de Portel

Atual prefeito é seguido por Alex Aquino (UB) e Alessandro Gomes (Republicanos), em segundo e terceiro, respectivamente

Se as eleições fossem realizadas hoje em Portel, o prefeito Paulo Ferreira (MDB) se reelegeria com facilidade. Pelo menos é o que aponta pesquisa realizada pelo Instituto Mentor com 400 questionários aplicados na zona urbana e rural da cidade marajoara entre os dias 29 de maio e 5 de junho de 2024 e registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). No pior cenário, o atual gestor conta com 64% da preferência e no melhor (com todos os nomes disponíveis) com 68%. Ele é seguido por Alex Aquino (UB) e Alessandro Gomes (Republicanos), em segundo e terceiro, respectivamente.

Na modalidade espontânea, na qual o entrevistador não apresenta nenhum nome ao pesquisado, Paulo Ferreira aparece com 64% das intenções de voto. Na sequência, 23,5% dos eleitores disseram não saber em quem votar. O advogado Alex Aquino é o segundo nome mais citado com 9,5% das menções. O contador Alessandro Gomes ocupa o terceiro lugar com 1,25% do total.

Na modalidade estimulada, quando o entrevistador apresenta os nomes disponíveis, a diferença percentual é mantida. Paulo Ferreira chega a 68% das respostas e Alex Aquino atinge 13,8% da preferência. 9% não souberam responder e Igor Diniz assumiu o terceiro lugar com 2,8% das intenções de voto seguido de perto por Alessandro Gomes com 2,5%.

O levantamento também apurou a rejeição dos políticos portelenses. O ex-prefeito Manoel Maranhense aparece em primeiro com 35,8%, seguido de Alex Aquino com 16,8% e Alessandro Gomes com 7,8% das menções depreciativas.

A pesquisa foi registrada no TRE-PA sob o nº PA-07963/2024. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Avaliações de governos

O Instituto Mentor também avaliou as gestões da prefeitura, do governo do Estado e do governo Federal.

Paulo Ferreira saiu com 84,5% de aprovação. Segundo a pesquisa, 38% avaliam sua gestão como ótima, 40% avaliam sua gestão como boa e 7,5% avaliam como regular positiva. Somente 10,3% dos eleitores disseram avaliam a gestão municipal como regular negativa, ruim ou péssima.

No âmbito estadual, o governador Helder Barbalho atingiu 91,5% de aprovação e na esfera federal o presidente Lula tem 74,5% de aprovação.

Ficha técnica 

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-07963/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Amostra: 400 entrevistas

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Período da pesquisa: 29 de maio a 05 de junho de 2024

📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias