A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (Cpaor) emitiu um alerta para os navegantes da baía do Marajó e áreas adjacentes devido ao aumento da intensidade dos ventos durante os meses de setembro a dezembro. A Portaria 78, de 31 de agosto de 2017, orienta condutores de embarcações a tomarem cuidados redobrados, uma vez que as ventanias desta época do ano alteram significativamente o estado do mar, elevando os riscos para a navegação.
O principal alerta é voltado para embarcações de passageiros com arqueação bruta (AB) inferior a 100, especialmente as feitas de madeira e com fundo chato. Essas embarcações devem evitar o período vespertino, quando a situação costuma se agravar.
Além disso, a Marinha reforça que qualquer alteração hidrometeorológica fora dos padrões de previsibilidade, como indicado na publicação Roteiro Costa Norte – Rio Pará, pode resultar na suspensão temporária da navegação nas áreas afetadas, com o objetivo de preservar a segurança de todos a bordo e prevenir riscos ambientais.
A Capitania dos Portos coloca à disposição dos cidadãos o Disque Emergências Marítimas e Fluviais, pelo telefone 185, bem como os números (91) 3218-3950 e (91) 98134-3000 (este último com suporte para mensagens instantâneas), para que sejam reportadas informações sobre qualquer situação que possa comprometer a salvaguarda da vida humana no mar e nas vias navegáveis, a segurança da navegação, ou representar risco de poluição ambiental.
Incidente recente:
Um dos incidentes mais recentes ocorreu com o ferryboat Anna Beatriz VIII, que fazia a rota de Belém a Santana, no Amapá. Durante a travessia pela baía do Marajó, a embarcação foi surpreendida por ventos e maré fortes, o que resultou na entrada de água a bordo. A possível sobrecarga da embarcação forçou o desvio de rota para o município de Abaetetuba, onde o ferryboat foi obrigado a atracar. Parte da carga acabou caindo no rio durante o incidente.