Notícias

Poeta paraense Antonia Nayane lança  “Abraço sua crina”

“Dentro do meu quarto

um cavalo vela meu sono
sempre que rompe a imobilidade
e o chão flutua a impermanência
                         abraço sua crina
como se fosse o cabelo de novos tempos.”
                                 Antonia Nayane 

No próximo sábado, dia 27 de janeiro, às 18h30, a escritora Antonia Nayane estará lançando o livro “abraço sua crina”, na livraria Travessia. O evento terá um bate-papo da autora com o escritor Felipe Cruze e com a poeta Roberta Tavares, além de uma sessão de autógrafos. Através de uma linguagem poética, a obra traça percursos em torno de atravessamentos com as memórias da avó, da casa, do cotidiano, do corpo e do território amazônico, de onde a autora é oriunda.
A escritora ainda residia no Pará, seu estado de origem, quando deu início a feitura do livro “Abraço sua crina”. Desenvolveu alguns poemas e finalizou o livro quando aportou em Minas Gerais. Por isso, segundo a autora, “o livro existe nesse lá e cá”. A narrativa versa, também, sobre essa experiência de transitoriedade, na partida como experiência poética, no encontro e entendimento sobre a casa e o tempo. O livro “Abraço sua crina” foi lançado primeiro em Minas Gerais, em junho de 2023.
“Foi uma alegria lançar o “Abraço sua crina” em Minas Gerais e ver o livro circulando pelos diversos estados do Brasil, isso possibilita que o Brasil leia seus brasis e que a literatura cumpra seu papel de aproximar distâncias. Minha poética tem território e meu livro tem sotaque de água, lança-lo aqui é relembrar que nosso território e nossa gente, apesar de tudo, tem uma profunda vocação para a criação poética e que a produção literária sempre esteve pulsante aqui”, afirma Nayane. 
 Outro tema desenvolvido no livro a partir da escrita criativa versa sobre a experiência de hospitalização da escritora. Nascida diagnosticada com Fissura Transforme Bilateral e Fenda Palatina, popularmente conhecida como lábio leporino e goela de logo. Em 1991 iniciou seu tratamento hospitalar para reabilitação totalizando quase 30 anos de tratamento
entre 12 cirurgias e diversos procedimentos hospitalares. Embora o livro não se resuma a tal experiência, há poemas em que a escritora submete os leitores no denso de suas palavras cirúrgicas capazes de transferir a pessoa que a lê sua fissura e cicatriz.
Antonia Nayane é cientista social e artista. Desenvolve sua poética a partir da palavra, da fotografia e do bordado. É autora do livro “Abraço sua crina”, publicado pela Impressões de Minas Editora.  O livro foi realizado através da lei municipal de cultura de BH , uma política pública de incentivo e fomento à produção artística do município de Belo Horizonte.SERVIÇO
🗓️27/01/2024
⏰ sempre das 18:30h
📍 Livraria Travessia (Alcindo Cacela, 1404 – Umarizal)

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo