Notícias

Híbrido de leão e onça-pintada é registrado no Canadá

O jagleão é uma espécie híbrida de felino, resultado do cruzamento de uma leoa com uma onça-pintada macho, também conhecido como jaguar, impossível de acontecer na natureza. Embora ambos os pais sejam do gênero Panthera e da família Felidae, os dois animais vivem em continentes diferentes e nunca se encontraram em seu hábitat natural.
No entanto, os grandes felinos podem conviver em ambientes de proteção para animais, se acasalar e gerar filhotes devido a sua proximidade genética. É o que aconteceu no Santuário Bear Creek Wildlife, no Canadá, que registrou o nascimento de dois jagleões, um feito inédito na história.
Na aparência do jagleão, os genes da onça-pintada se sobressaem nas manchas características da pele e na ausência de juba no macho. Já a estrutura do corpo, especialmente o formato da cabeça grande e larga, com orelhas curtas e arredondadas, mostram que o animal é filhote de um leão.Veja também:Garra misteriosa é achada no quintal de casa no Reino UnidoGarimpeiro encontra esquilo de 30.000 anos no CanadáAnimal misterioso é visto rondando parque do TexasO nascimento dos jagleões é fruto de uma longa história de amor. A leoa Lola e o jaguar Diablo chegaram ao santuário ainda filhotes e foram mantidos juntos enquanto cresciam.
Quando chegou a puberdade, os tratadores separaram os animais. No entanto, Lola ficou com depressão ao ponto de se recusar a comer. Então, os tratadores resolveram colocá-los juntos mais uma vez, mas sempre tomando o cuidado de separá-los enquanto a leoa estivesse em momento de cio. Apesar dos cuidados, os dois cruzaram e nasceram a fêmea Jazhara e o macho Tsunami. Os bebês cresceram juntos e se tornaram companheiros. Muitos animais híbridos são estéreis, porém, por precaução, os jagleões eram separados quando Jazhara estava em período reprodutivo. No ano passado, Tsunami morreu, restando apenas um jagleão no mundo.
Alguns são frutos do cruzamento da leoa. O leopon, fruto do relacionamento com o leopardo, tem as características do corpo do pai, como as manchas, e a cabeça do leão, inclusive a juba, podendo chegar a 2,5 metros de comprimentos e 150 quilos. No entanto, esses felinos híbridos são bem maiores e podem chegar a até 180 quilos.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo